Ao reinaugurar antigo Comperj, Lula chama de ‘imbecis’ os que defendem a privatização da Petrobras (veja vídeo)

Ao reinaugurar antigo Comperj, Lula chama de ‘imbecis’ os que defendem a privatização da Petrobras (veja vídeo)

Compartilhe

Polo visitado nesta sexta (13) abriga a maior unidade de processamento de gás natural do país

Ao reinaugurar o antigo Comperj – rebatizado “Complexo de Energia Boaventura” – o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma enfática defesa da Petrobras e chamou de imbecis os que defendem a privatização da empresa. O polo industrial visitado nesta sexta-feira (13) por Lula em Itaboraí, abriga a maior unidade de processamento de gás natural (UPGN) do país.

“Quantas vezes já tentaram privatizar a Petrobras? Mudar de nome? Quantas vezes já disseram ‘a gente tem que vender a Petrobras porque o petróleo vai acabar e a gente vai ficar com uma empresa que não presta para nada’? É um bando de imbecis que fala isso. Um bando de imbecis. No dia em que acabar o petróleo, a Petrobras será a maior produtora de biocombustível desse país, a maior produtora de etanol, de hidrogênio verde. A Petrobras é mais do que uma indústria de óleo e de petróleo. A Petrobras é uma indústria de energia e ela vai produzir o que for necessário”, afirmou Lula.

Unidade vai processar gás do pré-sal

No lugar do complexo petroquímico originalmente planejado para Itaboraí, o empreendimento agora vai se dedicar apenas a processar o gás natural dos campos do pré-sal. O combustível será trazido por um gasoduto de 355 quilômetros de extensão, a maior parte submarina, mas com ampliações previstas.

Ao discursar, Lula citou a fundação da Petrobras, no governo de Getúlio Vargas na primeira metade dos anos 50 do século passado, quando setores da sociedade brasileira foram contra a iniciativa. “Esse país precisa gostar de ser grande, gostar de ser respeitado. E quando se trata de petróleo, a gente sabe que desde 1953, quando o presidente Getúlio Vargas pensou em criar a Petrobrás, é só vocês andarem um pouco para o passado e ver a quantidade de editoriais contra, dizendo que o Brasil não tinha que ter petróleo, não tinha que pesquisar. A gente tinha que continuar importando dos Estados Unidos. Esse era o complexo de vira-lata, que perdura até hoje, na cabeça de muita gente”, criticou.

Lula também critica privatização da BR Distribuidora: “O que melhorou?”

Ele também atacou a privatização da BR Distribuidora:

“O que melhorou para o consumidor com a venda da BR? O combustível ficou mais barato? Eles passaram a entregar (combustível) nas nossas casas? Eles se apoderaram de uma empresa que daria lucro para a Petrobras”, afirmou.

Hoje, quem controla a BR é a Vibra da BR.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: