Putin denuncia tentativa ucraniana de ataque contra central nuclear em Kursk

Putin denuncia tentativa ucraniana de ataque contra central nuclear em Kursk

Compartilhe

Presidente da Rússia afirmou que ameaça foi ‘provocação’ e prometeu ‘resposta adequada’ contra Kiev

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, denunciou uma tentativa de ataque à central nuclear de Kursk por tropas da Ucrânia na noite da última quarta-feira (21/08). Kiev ainda não respondeu à acusação.

“O inimigo tentou bombardear, na noite passada, a central nuclear de Kursk”, afirmou o líder do Kremlin durante uma reunião sobre a situação das regiões russas na fronteira com a Ucrânia (Kursk, Belgorod e Bryansk).

O mandatário russo acrescentou que a Agência Internacional de Energia Atômica [AIEA] foi informada sobre a tentativa de ataque e que especialistas devem fazer uma avaliação da situação na central.

Putin declarou ainda que Kiev “se envolveu em provocações”, mirando indiscriminadamente áreas civis. O mandatário também garantiu uma “resposta adequada” e que “todas as metas estabelecidas para a Rússia serão alcançadas”.

O conflito entre Ucrânia e Rússia se acirrou em 6 de agosto quando o território russo de Kursk sofreu um ataque de 12 mil soldados do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. Segundo seu governo, o objetivo é estabelecer uma “zona tampão” entre as duas nações para evitar que os russos utilizem o território de Kursk para lançar novos ataques aéreos contra Kiev.

De acordo com o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas russas, Valery Gerasimov, o avanço foi interrompido, além de ser instalada uma operação para proteger a fronteira.

Na região de Kursk, assim como nas regiões de Belgorod e Bryansk, um regime antiterrorismo foi instituído para garantir a segurança dos cidadãos do país.

Segundo um relatório do Ministério da Defesa da Rússia desta quinta-feira (22/08), o Exército da Ucrânia sofreu perdas de mais de 4.700 militares e 68 tanques durante os combates na área de Kursk.

*Sputnik

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: