Após chuvas, Paris adia triatlo olímpico por poluição no rio Sena

Após chuvas, Paris adia triatlo olímpico por poluição no rio Sena

Compartilhe

 

A prova do triatlo nos Jogos Olímpicos de Paris, que aconteceria nesta terça (30), foi remarcada para esta quarta (31) após as chuvas comprometerem o nível de poluição do rio Sena, que atravessa a capital francesa. Nos últimos dois dias, choveu o equivalente a duas semanas de chuva para o mês de julho.

A despoluição do Sena é uma das principais promessas do legado olímpico em Paris, fruto de um investimento de 1,4 bilhão de euros (mais de R$8 bilhões). A ideia era tornar o rio próprio para banho após mais de 100 anos.

Testes feitos na manhã desta terça indicaram a presença de bactérias acima do patamar seguro para a saúde. Por isso, as provas foram adiadas para o dia 31, às 8 horas para mulheres, e às 10h45 para homens.

“O teste de qualidade não estava suficiente em todo o curso. Informamos os treinadores e atletas. Temos eventos de metodologia que estavam além do controle, 26 e 27. Todo mundo viu que choveu forte no dia da abertura e depois no dia seguinte. O equivalente a julho caiu em só dois dias”, disse a diretora esportiva de Paris-2024, Aurélie Merle.

No entanto, há previsão de chuva e tempestades em paris na noite do dia 31. Isso impediria que o calor e o sol limpassem a água.

Se confirmadas as previsões, o comitê olímpico tem um plano B que é remarcar as provas para a próxima semana, em uma data ainda não definida. Mas se o clima não colaborar, a natação seria excluída e seria realizado um triatlo apenas com a corrida e o ciclismo.

“Infelizmente, acontecimentos meteorológicos fora do nosso controle, como a chuva que caiu sobre Paris nos dias 26 e 27 de julho, podem alterar a qualidade da água e obrigar-nos a remarcar o evento por razões de saúde. Apesar da melhoria dos níveis de qualidade da água nas últimas horas, as leituras em alguns pontos do percurso de natação ainda estão acima dos limites aceitáveis”, diz um comunicado oficial dos Jogos de Paris. O diretor técnico da federação francesa de triatlo, Benjamin Maze, disse à imprensa do país que “houve um pouco de raiva e decepção por parte dos triatletas”, ao descobrirem que o evento de hoje havia sido cancelado.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: