Campeões da natação, do surfe, do atletismo, do vôlei de praia, do badminton, do judô, do skate, do bobsled, do halterofilismo, da canoagem, do tênis de mesa, das maratonas aquáticas, dos saltos ornamentais, do basquete, do futebol. Campeões em esportes olímpicos e paralímpicos. Todos unidos em um vídeo que resume a principal iniciativa do Brasil à frente do G20: “A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza”.
A produção lançada neste sábado nas redes sociais do governo federal e apresentada na Casa Brasil (estrutura para eventos e para divulgar políticas e ações do país ao longo dos Jogos Olímpicos de Paris, na França) se soma aos esforços federais.
Anunciada formalmente na última quarta-feira, 24 de julho, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Aliança Global tem como objetivo unir políticas públicas e tecnologias sociais comprovadamente eficazes no combate à fome e à miséria, além de países e governos locais que necessitem de tais medidas e fundos governamentais, multilaterais ou privados para prover financiamento. Atualmente em fase de adesão, a iniciativa será oficialmente lançada durante a Cúpula de Chefes de Estado do G20, que acontecerá no Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de novembro deste ano, segundo o Vermelho.
O vídeo convoca à participação de todos. E conta com figuras esportivas importantes, como o campeão mundial de futebol Raí, a campeã olímpica e mundial de judô Rafaela Silva, a multicampeã mundial e ouro olímpico nas maratonas aquáticas, Ana Marcela, e Bruna Alexandre, primeira brasileira a disputar Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Eles se revezam com atletas de diversas outras modalidades.
“Somos atletas e competimos com paixão e determinação, mas fora das arenas estamos unidos por uma causa maior: a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. No mundo, são 735 milhões de pessoas passando fome e 2,3 bilhões em situação de insegurança alimentar. Sabemos o que é lutar por algo maior do que nós mesmos. Também sabemos que juntos somos mais fortes. Com os países unidos, poderemos lutar para garantir o alimento e a nutrição para todas as pessoas”, indica um dos trechos.