Em evento no interior de São Paulo, Lula comparou Brasil pós-impeachment de Dilma ao que Netanyahu está fazendo na Faixa de Gaza.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comparou os feitos dos governos do Brasil anteriores ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) como “o que o [Benjamin] Netanyahu está fazendo na Faixa de Gaza na Palestina”, em referência à guerra entre Israel e Hamas e às ações do primeiro-ministro israelense.
Michel Temer (MDB) assumiu o governo do país após o impeachmet da ex-presidente e foi sucedido, em 2018, por Jair Bolsonaro (PL).
A declaração foi dada durante cerimônia de celebração dos dez anos de atividades do campus Lagoa do Sino da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em Buri, no interior de São Paulo.
“Todo final de semana morre mais 70 pessoas na Faixa de Gaza. E quem é que tá morrendo? (…) são mulheres e crianças, são vítimas dos ataques todo santo dia, de um governo que já foi condenado pelo Tribunal [Penal] Internacional”, disse Lula. “Esse país estava assim.”
Em seguida, Lula citou a fala do Ministro da Educação, Camilo Santana, que também estava no evento, sobre obras paralisadas na área da educação e da saúde assumidas do governo anterior.
Cerimônia
Na ocasião de celebração do campus Lagoa do Sino, o ministro Camilo Santana anunciou repasse de recursos a UFSCar na ordem de R$79,3 milhões.
De acordo com reitora da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira, o campus Lagoa do Sino em dez anos formou 604 estudantes, e mais de 90% deles estão trabalhando e/ou estudando.