A concentração tecnológica nas mãos de poucas empresas colocou o mundo inteiro nessa sexta, 19, de joelhos, sem nada a fazer, a não ser esperar que a empresa responsável ache uma solução para que voltem a funcionar bancos, empresas de telecomunicação, aplicativos.
O apagão cibernético de larga escala após a atualização no sistema de uma fornecedora de serviços de segurança digital dar errado. A falha estaria relacionado a sistemas que utilizam Windows na empresa CrowdStrike, uma fornecedora de serviços de segurança digital.
Diversos países registraram erros técnicos que afetaram operações de companhias aéreas internacionais, sistemas bancários, empresas ferroviárias e do setor de telecomunicações, entre outros. Os incidentes deixam o mundo em alerta uma vez que uma empresa terceirizada, a CrowdStrike, tenha capacidade para afetar tantos setores ao redor do mundo.
Segundo a Administração Federal de Aviação do Estados Unidos (FAA), as principais companhias áreas, incluindo Delta, United e American Airlines, suspenderam os voos no início da manhã, em razão de “problemas de comunicação”. Os aeroportos de Berlim, na Alemanha, Amesterdã-Schiphol, nos Países Baixos, Hong Kong, Espanha e Suíça também foram afetados.
No Brasil, ao menos seis bancos e o Banco Central (BC), a autoridade monetária do país, registram instabilidade na manhã desta sexta. As instituições que apresentaram “problemas” ou “potenciais problemas” são:
- Banco do Brasil;
- Banco Pan;
- Bradesco;
- Itau;
- Neon;
- e Next
O CEO da CrowdStrike, George Kurtz, disse no X (ex-Twitter) que a empresa está “trabalhando ativamente com clientes afetados por um defeito encontrado em uma única atualização de conteúdo para hosts Windows”. Segundo ele, os sistemas operacionais da Apple e o Linux não foram afetados. “Este não é um incidente de segurança ou ataque cibernético. O problema foi identificado, isolado e uma correção foi implantada”, escreveu.
“Este não é um incidente de segurança ou ataque cibernético. O problema foi identificado, isolado e uma correção foi implantada”, completou.
A Microsoft declarou na mesma rede social que está “investigando um problema que afeta a capacidade dos usuários de acessar vários aplicativos e serviços do Microsoft 365”.
A empresa afirmou trabalhar para redirecionar o tráfego “para sistemas alternativos” e, assim, “aliviar o impacto de uma forma mais rápida”. Segundo a Microsoft, “vários serviços continuam registrando melhorias na disponibilidade à medida que as nossas ações de mitigação progridem”.
As principais companhias aéreas dos EUA ordenaram escalas em terra na sexta (19), alegando falhas de comunicação. American Airlines, Delta Airlines, United Airlines e Allegiant Air suspenderam voos menos de uma hora depois que a Microsoft disse que resolveu a interrupção dos serviços em nuvem que afetou várias operadoras de baixo custo.
Na Austrália, a mídia, os bancos e as empresas de telecomunicações sofreram interrupções. Diversos países da Ásia também foram afetados, assim como da Europa.
Já na Alemanha, uma das maiores instalações de cuidados médicos da Europa, o Centro Médico Universitário Alemão Schleswig-Holstein (UKSH), cancelou todos os procedimentos eletivos nesta sexta-feira, de acordo com um comunicado em seu site.