Arthur Lira põe vida de meninas em risco para fazer sucessor

Arthur Lira põe vida de meninas em risco para fazer sucessor

Compartilhe

Sem conseguir viabilizar pelas vias normais nome de aliado, Lira achou OK atiçar o fantasma do extremismo para agradar o bolsonarismo.

Arthur Lira pôs milhões de mulheres e meninas em risco esta semana, ao articular a urgência do projeto que equipara o aborto legal a homicídio, em nome unicamente de arregimentar forças para fazer seu sucessor na Câmara dos Deputados.

Sem conseguir viabilizar pelas vias normais o nome de Elmar Nascimento, Lira achou que era OK atiçar o fantasma do extremismo para agradar o bolsonarismo e mostrar à esquerda do que é capaz.

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública informa que 74.930 pessoas foram estupradas no Brasil em 2022. Dessas, 88,7% das vítimas eram do sexo feminino e cerca de 60% tinham, no máximo, 13 anos de idade. Ou seja: a grande maioria das vítimas de estupro no Brasil são meninas.

O DataSUS aponta que, em 2019, somente cerca de 70 gestações foram interrompidas legalmente em crianças e adolescentes brasileiras com menos de 14 anos. O aborto legal, a que a massa de meninas das estatísticas do Anuário Brasileiro de Segurança teria direito, já não é uma realidade para elas, diz Guilherme Amado, Metrópoles.

Em muitos hospitais do país, falta a medicação para induzir os abortos legais e há forte pressão de enfermeiros e médicos que ilegalmente induzem mulheres e meninas a desistirem do que — de novo — é um direito delas. Além disso, há a atuação nefasta de alguns defensores, promotores e juízes que, também ilegalmente, criam maneiras de dificultar que uma mulher ou uma menina estuprada abortem.

Mas nada disso foi o que levou Arthur Lira ao tema do aborto. O presidente da Câmara aproximou-se do tema de uma maneira irresponsável. Não é uma conduta adequada para um político que, até por já ter respondido a um duro processo por violência doméstica, deveria encarar os direitos das mulheres de outra maneira.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: