Guerra em Gaza: Biden perde apoio entre eleitores judeus nos Estados Unidos, aponta pesquisa

Guerra em Gaza: Biden perde apoio entre eleitores judeus nos Estados Unidos, aponta pesquisa

Compartilhe

O presidente norte-americano, Joe Biden, perdeu apoio entre os eleitores judeus nos Estados Unidos. Segundo uma pesquisa do Comitê Judaico-Americano, publicada nesta segunda-feira (10/06), apenas 61% votaria no atual mandatário, enquanto em 2020, a mesma estatística era de 75%.

A pesquisa de opinião judaica-americana de 2024 mostra que Biden perdeu 14% de apoio entre os eleitores judeus norte-americanos desde sua campanha para as eleições em 2020, quando venceu o ex-presidente Donald Trump.

Ademais, quando questionados em quem votariam se as eleições de novembro fossem hoje, 23% dos eleitores indicaram voto em Trump, candidato republicano ao pleito. Outros 10% afirmaram que votariam em outra pessoa, 6% que não votariam e 1% não quis responder à pergunta.

Assim, cerca de 40% dos eleitores judeus nos Estados Unidos, apesar de concordarem com o apoio militar norte-americano a Israel, não votaria em Biden e na continuidade de sua parceria com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, diz o Opera Mundi.

Por sua vez, a pesquisa de 2020 mostra que 75% acreditava que Biden seria melhor para combater o antissemitismo nos EUA, comparado a 22% que confiava em Trump para tal. Em 2024, a confiança em Biden para combater a intolerância contra judeus caiu 20%, atingindo 55%; para Trump, o dado caiu apenas 2%, chegando a 20%. Já pessoas que não sabiam responder ou não acreditavam que nenhum dos dois candidatos fariam bons trabalhos de combate ao antissemitismo nos EUA cresceu de 3% para 15%.

Outra estatística que mostra queda de confiança dos judeus norte-americanos em Biden é a taxa de eleitores que acreditavam, em 2020, que o atual presidente seria o melhor candidato para lidar com as relações entre Israel e os EUA. À época, o número era de 54%, atualmente é de 49%.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: