Deputados bolsonaristas vão à Argentina pedir asilo a foragidos condenados nos atos golpistas

Deputados bolsonaristas vão à Argentina pedir asilo a foragidos condenados nos atos golpistas

Compartilhe

De acordo com o deputado gaúcho Marcel Van Hattem (Novo-RS), mais de cem “refugiados políticos” podem solicitar nos próximos dias o apoio de autoridades fora do Brasil.

Deputados federais bolsonaristas, como Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Julia Zanatta (PL-SC), participaram nesta quinta-feira (30) de um evento com a deputada argentina Maria Celeste Ponce, partidária do presidente Javier Milei. O tema da cerimônia foi “Censura- Liberdade de expressão e direitos humanos no Brasil”, e aconteceu no Congresso argentino. Os relatos foram publicados na coluna de Amanda Cotrim.

Antes do evento, o deputado gaúcho Marcel Van Hattem (Novo-RS) pediu refúgio para os bolsonaristas que deixaram o território brasileiro mesmo depois de serem condenados nos atos golpistas do 8 de janeiro de 2023, quando apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) invadiram a Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF). De acordo com o parlamentar, haverá mais de cem “refugiados políticos” nos próximos dias.

“Estou aqui para abordar a questão dos brasileiros que hoje moram na Argentina e não podem voltar ao Brasil. Pelo contrário, são pessoas que têm opiniões contrárias ao crime e principalmente à política e que hoje são condenadas no Brasil a passar anos de prisão. É por isso que estamos aqui no Congresso Nacional da Argentina para pedir ajuda ao governo e aos deputados para que estas pessoas possam viver em liberdade. E no Brasil estamos trabalhando para que os brasileiros que hoje são perseguidos não sofram o que estão sofrendo”, afirmou.

Na reunião, falaram os deputados Eduardo Bolsonaro, Marcel Van Hattem, Julia Zanatta, Rodrigo Valadares (União-SE) e Ezequiel Silveira, da Asfav. Ludmila Lins Grilo, ex-juíza do Tribunal de Justiça do estado de Minas Gerais, aposentada compulsoriamente.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: