Em decisão histórica, Donaldo Trump é julgado culpado em 34 ações criminais por omitir pagamentos a atriz pornô

Em decisão histórica, Donaldo Trump é julgado culpado em 34 ações criminais por omitir pagamentos a atriz pornô

Compartilhe

Pena pode ser branda, como serviço comunitário, até reclusão por até quatro anos.

O ex-presidente do Estados Unidos, Donald Trump, candidato às eleições presidenciais de novembro, foi declarado culpado por omitir o pagamento de US$ 130 mil (R$ 674 mil) em 2016 para comprar o silêncio da ex-atriz pornô Stormy Daniels; segundo Daniels, eles mantiveram relação sexual em 2006.

No total, Trump enfrentava 34 acusações e foi considerado culpado em todas.

Este é o primeiro de quatro julgamentos criminais que o ex-presidente enfrenta. Trump é o candidato republicano para enfrentar o presidente Joe Biden nas eleições presidenciais dos EUA em novembro.

Donald Trump se tornou o primeiro ex-presidente considerado culpado pela Justiça em uma ação criminal na história dos Estados Unidos. O veredicto, divulgado nesta quinta-feira (30), acrescenta mais uma camada de singularidade à disputa pela Casa Branca neste ano, na qual é praticamente certo que o republicano será o candidato do seu partido.

A decisão foi tomada por um júri formado por 12 pessoas. O grupo avaliou se o empresário é culpado em 34 acusações de falsificação de registros empresariais para encobrir pagamentos à atriz pornô Stormy Daniels e, assim, evitar que ela divulgasse supostamente ter mantido relações sexuais com Trump às vésperas da eleição de 2016.

Trump foi declarado culpado nas 34 acusações contra ele. Cada uma trata da fraude de um documento diferente. O empresário deve recorrer da decisão.

Cabe ao juiz Juan Merchan definir a sentença. A pena pode ser branda, como serviço comunitário, até reclusão por até quatro anos. Como Trump é réu primário e os crimes não são considerados graves, a aposta é que o juiz não seja duro.

Legalmente, a condenação não tem nenhum impacto sobre a campanha do republicano pela Presidência neste ano. Não há nenhuma previsão na Constituição americana que impeça alguém declarado culpado por um crime de concorrer —mesmo que esteja preso.

Já os efeitos políticos são menos claros, uma vez que uma parte do eleitorado de Trump afirma que ao menos reconsideraria seu voto em caso de condenação. O percentual é pequeno, mas pode ser fundamental em uma eleição extremamente apertada. O republicano está apenas 1,1 ponto percentual a frente de Joe Biden na média das pesquisas eleitorais, segundo o agregador Real Clear Politics.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: