O ministro extraordinário para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, anunciou que o primeiro lote de pagamento do Auxílio Reconstrução para os atingidos por enchentes no Rio Grande do Sul será pago na quinta-feira, dia 30. Um total de 34.196 famílias irão receber R$ 5,1 mil de benefício.
Segundo o governo federal, nessa primeira leva o valor total destinado será de R$ 174 milhões. Em coletiva de imprensa, o ministro destacou: “Na medida em que as listas forem chegando das prefeituras, serão disponibilizadas no site e, tão logo as pessoas validem as informações sobre as famílias, o prazo é de 48 horas para o dinheiro estar na conta”, afirmou Pimenta.
Este apontamento é fundamental, uma vez que muitos municípios tem atrasado o envio dos dados das famílias atingidas. A etapa é fundamental, pois a partir dela o governo confirma os dados enviados e o responsável familiar valida as informações para ficar apto para o recebimento.
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, responsável pelo benefício, informou, na última terça (28), que das 469 cidades atingidas, apenas 15 fizeram a habilitação dos moradores de forma integral.
Com o envio de dados realizado até a última segunda-feira (27), o governo deve validar as informações até esta semana para fechar o segundo lote de pagamento.
Confira aqui como deve ser realizado o cadastro para acesso ao Auxílio Reconstrução.
O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional), Waldez Góes, pediu que os prefeitos mantenham a força-tarefa para informar, de forma gradativa, os dados da população para o cadastro: “Queria pedir que prefeitos e prefeitas continuem na força-tarefa: identificar a área atingida, informar no sistema as famílias dentro dessas áreas. É importante continuar”, requisitou Góes.
*Com informações Planalto