Sobe para quatro o número de mortes por leptospirose no RS

Sobe para quatro o número de mortes por leptospirose no RS

Compartilhe

Mais duas mortes foram confirmadas nesta quinta-feira (23/5). Outras quatro mortes suspeitas estão em investigação.

A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul confirmou mais duas mortes por leptospirose nesta quinta-feira (23/05). Os casos somam-se a outros dois já confirmados desde o início da tragédia ambiental que assola o estado neste mês. Os novos registros são de um homem de 56 anos, de Cachoeirinha, e outro de 50 anos, de Porto Alegre.

De acordo com a nota do estado, o óbito do residente de Cachoeirinha ocorreu em 19 de maio e o da capital em 18 de maio. As outras duas mortes no estado ocorreram em Venâncio Aires e Travesseiro.

A confirmação do laudo se deu após resultado positivo de amostra analisada pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), em Porto Alegre.

A Vigilância em Saúde do estado investiga outras quatro mortes suspeitas de serem por leptospirose em Encantado, Sapucaia, Viamão e Tramandaí.

Ao todo, já foram notificados 1.140 casos no estado e 54 foram confirmados.

De acordo com o Ministério da Saúde, a leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda que é transmitida a partir da exposição direta ou indireta à urina de animais (principalmente ratos) infectados pela bactéria Leptospira.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: