Israel mantém ataques em Rafah apesar de decisão de tribunal da ONU

Israel mantém ataques em Rafah apesar de decisão de tribunal da ONU

Compartilhe

Relatos de Gaza apontam intensificação de ataques das Forças de Defesa de Israel nesta sexta-feira

As forças israelenses intensificaram os ataques militares em Gaza na sexta-feira (24), disseram moradores e médicos, com aviões bombardeando alvos na cidade de Rafah, no sul, apesar de a Corte Internacional de Justiça da ONU ordenar que Israel interrompesse sua ofensiva no local.

Fortes combates também foram relatados em Jabalia, no norte, onde os militares israelenses disseram ter recuperado os corpos de três reféns mortos durante os ataques liderados pelo Hamas em 7 de outubro que desencadearam a guerra.

Em Rafah, onde a escalada dos ataques israelenses fez com que centenas de milhares de pessoas fugissem de um dos poucos locais de refúgio que sobraram na Faixa de Gaza, os residentes relataram a intensificação dos bombardeamentos aéreos e terrestres no sul e no centro da cidade que faz fronteira com o Egito.

À medida que os combates se intensificavam, o Corte Internacional de Justiça (CIJ), também conhecida como Tribunal Mundial, disse que a situação em Rafah é agora “desastrosa” e ordenou que Israel “cesse imediatamente a sua ofensiva militar”.

A decisão responde a um pedido da África do Sul no âmbito de um caso mais amplo em que o país que acusa Israel de genocídio.

Israel rejeitou repetidamente essa acusação como infundada e sinalizou que iria ignorar qualquer decisão para travar a sua ofensiva por parte do tribunal, que não tem poderes de execução. O gabinete de Benjamin Netanyahu afirma que não tem outra escolha senão atacar Rafah para erradicar os últimos batalhões de combatentes do Hamas que acredita estarem ali abrigados, diz a CNN.

Moradores e meios de comunicação palestinos relataram uma série de ataques atingindo estradas e casas no bairro de Shaboura, no centro de Rafah, logo após a decisão da CIJ ter sido lida em Haia, nos Países Baixos.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: