Presidente da Rússia – cuja delegação inclui altos funcionários da defesa e segurança – foi recebido por Xi no Grande Salão do Povo de Pequim com todo o esplendor militar.
O líder chinês Xi Jinping e o presidente russo Vladimir Putin comprometeram-se a aprofundar a sua parceria estratégica em Pequim nesta quinta-feira (16), numa clara demonstração do seu crescente alinhamento à medida que as tropas de Moscou avançam na Ucrânia.
Putin – cuja delegação inclui altos funcionários da defesa e segurança – foi recebido por Xi no Grande Salão do Povo de Pequim com todo o esplendor militar, anunciando o início da visita de Estado de dois dias do presidente russo.
Xi saudou o aprofundamento dos laços entre os dois países, que foram formalizados numa declaração conjunta assinada pelos líderes numa cerimônia durante a tarde, dizendo que iria “injetar um forte impulso” no desenvolvimento das suas relações.
A visita – a primeira incursão de Putin no exterior desde que iniciou um novo mandato como presidente da Rússia na semana passada – é o mais recente sinal de estreitamento das relações, à medida que os dois países unem os seus países mais estreitamente face ao forte atrito com o Ocidente.
Nas reuniões com Putin, Xi disse que as relações China-Rússia “resistiram ao teste de um cenário internacional em mudança” e fizeram “contribuições positivas para a manutenção da estabilidade estratégica global”, de acordo com um comunicado do Ministério de Relações Exteriores da China.
Putin, cujo país a economia se tornou cada vez mais dependente da China desde a invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022, saudou a “cooperação prática” dos países em reuniões com Xi, destacando o seu comércio bilateral recorde no ano passado, ao mesmo tempo que enfatizou a importância de reforçar a energia, a indústria, e cooperação agrícola, diz a CNN.
O encontro é a quarta vez que Putin e Xi falam cara a cara desde que a Rússia lançou a invasão da Ucrânia – semanas depois dos dois terem declarado uma parceria “sem limites” à margem dos Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim.