Tempestade solar provoca auroras boreais pelo mundo no fim de semana

Tempestade solar provoca auroras boreais pelo mundo no fim de semana

Compartilhe

A maior tempestade solar em mais de duas décadas atingiu a Terra nesta sexta-feira (10/05), provocando auroras polares espetaculares e ameaçando possíveis interrupções em satélites e redes elétricas durante o final de semana. O fenômeno deve durar até este domingo (12/05).

Da Tasmânia à França, desde a manhã de sábado, fotos da aurora boreal invadiram as redes sociais. “Estou sem palavras para descrever este espetáculo no céu ontem à noite. Auroras boreais de todas as cores e visíveis a olho nu dançaram no céu em frente ao Monte Saint-Michel após uma tempestade geomagnética extremamente forte!”, escreveu o fotógrafo francês Mathieu Rivrin no Facebook. Ele também publicou várias imagens na rede X.

A primeira de várias ejeções de massa coronal (CMEs, na sigla em inglês), que são grandes emissões de plasma e campos magnéticos do Sol, ocorreu pouco depois das 16h00 GMT (11h00 de Brasília), de acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA).

Mais tarde, a NOAA classificou a tempestade geomagnética como “extrema”, a primeira desde outubro de 2003. Na época, várias delas causaram apagões na Suécia e danos na infraestrutura energética na África do Sul.

“No início da noite, fiquei feliz em ver as pessoas compartilhando suas emoções comigo. Eles estavam vendo a aurora pela primeira vez. Pouco a pouco, era possível enxergar em toda a França, até a Córsega”, disse o astrofísico Éric Lagadec, do Observatório de Nice, em entrevista à RFI.

“Fiquei um pouco decepcionado porque não vi nada. Mas, a partir da meia-noite, ela tornou-se visível da minha varanda e foi extraordinário! Imagine, eu estava no centro de Nice vendo a aurora boreal!”.

As autoridades pediram aos operadores de satélites, companhias aéreas e responsáveis pelas redes elétricas que tomassem medidas de precaução contra possíveis incidentes causados por mudanças no campo magnético da Terra.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: