Boletim divulgado neste domingo informa que a quantidade de água deve alcançar 5,5 metros; recorde anterior é de 5,33 metros.
As águas do Lago Guaíba podem alcançar um novo recorde entre segunda e terça-feira. É o que aponta um boletim do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IPH/UFRGS) divulgado no início da tarde deste domingo.
Segundo o documento, a previsão é que o lago possa alcançar o patamar de 5,5 metros por conta das novas chuvas que atingem o Rio Grande do Sul. A precipitação expressiva ocorrida nas últimas 48h levam aos números da nova análise.
O número previsto para o nível nos próximos dois dias é maior do que o o recorde anterior, da última segunda-feira, 6 de maio. Há quase uma semana, as águas do Guaíba alcançaram a marca de 5,33 metros.
O boletim diz ainda que a incidência de chuvas ainda fortes – com mais de 100 mm em ampla faixa na metade norte do RS – e a previsão de vento sul intenso, alcançando 50km/h na Lagoa dos Patos, são fatores que contribuem para a elevação do nível da água.
Veja a previsão divulgada pelos hidrólogos