Políticos dos EUA ameaçam invadir o Tribunal Penal Internacional caso Israel enfrente acusações de crimes de guerra

Políticos dos EUA ameaçam invadir o Tribunal Penal Internacional caso Israel enfrente acusações de crimes de guerra

Compartilhe

Senadores dos EUA enviaram uma carta ao procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI), ameaçando impor sanções e até mesmo invadir Haia

Autoridades do governo dos EUA ameaçaram o Tribunal Penal Internacional (TPI) em Haia, dizendo ao seu Procurador Karim Khan que, se emitir mandados de prisão contra autoridades israelenses pelos seus crimes de guerra em Gaza, o governo dos EUA poderia impor sanções a ele, a outros funcionários do TPI e a seus familiares.

Até mesmo senadores dos EUA ameaçaram invadir Haia caso o TPI tente processar autoridades israelenses.

Especialistas da ONU afirmam: Israel está cometendo genocídio em Gaza – Em abril, o ministro das finanças de extrema-direita de Israel, Bezalel Smotrich, membro proeminente do gabinete de segurança do estado, pediu a “aniquilação total” de Gaza.

Smotrich citou a nação bíblica de Amaleque – uma referência genocida também feita pelo primeiro-ministro de extrema-direita Benjamin Netanyahu.

Essas invocações de Amaleque são chamados claros de genocídio. No Livro de Samuel, Deus ordena ao Rei Saul: “Vá, ataque os amalequitas e destrua completamente tudo o que pertence a eles. Não os poupe; mate homens e mulheres, crianças e bebês, gado e ovelhas, camelos e jumentos”. O principal órgão jurídico da ONU, a Corte Internacional de Justiça (CIJ), decidiu em janeiro que Israel poderia ser investigado por “plausíveis” acusações de violação da Convenção sobre o Genocídio. (A CIJ e o TPI são instituições separadas, embora ambos estejam localizados em Haia.) A Anistia Internacional e Human Rights Watch afirmaram que Israel está violando essa decisão da CIJ, que exige que ele cumpra a Convenção sobre o Genocídio.

Altos especialistas da ONU alertaram publicamente que Israel está cometendo genocídio em Gaza.

Além de bombardear áreas civis e matar dezenas de milhares de homens, mulheres e crianças inocentes, Israel usou a fome como arma contra civis palestinos.

O diretor dos EUA do Programa Mundial de Alimentos da ONU alertou que Gaza está agora sofrendo de uma “fome generalizada”, após sete meses de um sufocante bloqueio israelense.

O governo dos EUA forneceu a grande maioria das armas que Israel está usando para bombardear áreas civis em Gaza. Caso as autoridades governamentais israelenses enfrentem acusações por seus crimes de guerra, Washington será cúmplice.

Senadores dos EUA ameaçam impor sanções e invadir o TPI – Em 24 de abril, uma dúzia de senadores republicanos enviaram uma carta ameaçadora ao procurador do TPI. O veículo de mídia Zeteo obteve o documento.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: