Metalúrgicos, aeroviários, trabalhadores na alimentação, moveleiros, bancários, professores e muitos outros se mobilizam para receber roupas, alimentos e outros itens. A CUT-RS está centralizando as doações em PIX
A sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre e diversas outras entidades sindicais estão mobilizados para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Acolhem desabrigados, coordenam campanhas de arrecadação de itens de higiene, cobertores, roupas e alimentos e se articulam com outras redes para minimizar o sofrimento das pessoas em todo o estado.
As ações de solidariedade começaram na sexta-feira (3). No momento, a sede dos Metalúrgicos abriga 207 pessoas. De acordo com o presidente do sindicato, Adriano Filippetto, as famílias acolhidas são de duas comunidades da zona norte de Porto Alegre. Uma delas, a comunidade Beira do Rio, localizada ao lado do Centro de Treinamento do Grêmio, diretamente atingida com a cheia do rio Guaíba. A situação, contudo, foi ainda mais grave nos bairros Farrapos e Humaitá, no entorno da arena do Grêmio. Nesses pontos, a água subiu até o teto das casas e os moradores perderam tudo.
“Estamos tentando dar um pouco de conforto, mas não será o suficiente. Temos médicos, assistentes sociais, cadastramos as famílias e nos comprometemos a seguir acompanhando-as depois que água baixar para ajudá-las a se reestruturar. Hoje a gente precisa apoiar e ajudar. Mas, principalmente quando as águas baixarem, temos que ajudar esse povo a reconstruir suas vidas”, destacou Filippetto em entrevista à TVT. (Assista no final da reportagem).
Sindicatos em outros estados também participam
Os sindicatos dos metalúrgicos de Canoas, São Leopoldo e de outras categorias em 14 cidades do RS também se mobilizam em ações de solidariedade – saiba com doar no final da matéria. Em São Paulo, os metalúrgicos do ABC também estão arrecadando itens básicos de higiene, cobertores, roupas e alimentação na sede do SMABC (Rua João Basso, 231 – Centro, São Bernardo do Campo) e nas regionais de Diadema (Avenida Encarnação, 290 – Piraporinha) e Ribeirão Pires (Rua Felipe Sabag, 149 – Apto 01 – Centro).
A ação conta com a parceria dos Correios, que levará todas as doações ao Rio Grande do Sul. A campanha de solidariedade ocorre até este sábado (11), véspera do aniversário dos Sindicatos dos Metalúrgicos do ABC. “Vamos ajudar que isso faz bem para o coração e para a alma. A união da classe trabalhadora é fundamental nesse momento!”, destacou o presidente da entidade Moisés Selerges.
Companheirada, o Rio Grande do Sul vem sofrendo diversos problemas de enfrentamento às tragédias causadas pela chuva no estado e por isso, o Sindicato inicia nessa semana uma campanha de solidariedade e arrecadação para os companheiros e companheiras do Sul. pic.twitter.com/acP05eIBKn
— Moisés Selerges (@moisesselerges) May 6, 2024