Lula: ‘O Brasil deve muito ao Rio Grande do Sul’

Lula: ‘O Brasil deve muito ao Rio Grande do Sul’

Compartilhe

Presidente fez a segunda visita ao estado e levou líderes do Legislativo e Judiciário

Agência Gov – Na segunda visita ao Rio Grande do Sul, neste domingo (5/5), para conferir os estragos causados pelas fortes chuvas no estado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que levou ministros e convidou representantes de outros poderes para que todos pudessem conferir a gravidade da situação e dimensionar o tamanho e a urgência do socorro necessário.

“Estou muito satisfeito com a presença do Lira, do Pacheco, do Fachin, do Bruno Dantas, porque eu queria ouvir deles o que eles falaram: não haverá impedimentos da burocracia para que a gente recupere a grandeza desse estado”, disse se referindo aos presidentes da Câmara, Arthur Lira, do Senado, Rodrigo Pacheco, ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, e ao presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas.

“Às vezes a gente dá dinheiro e as obras não acontecem, por isso que é preciso a gente ter uma combinação perfeita entre Governo Federal, Legislativo, Tribunal de Contas, Ministério Público, porque cada centavo que for colocado pra combater uma coisa dessa tem que ser aplicado naquilo que ele foi colocado”, afirmou Lula.

Ao citar ministros presentes, o presidente disse que cada um vai trabalhar para atender o estado do Rio Grande do Sul na sua área. Sobre a educação, afirmou que recolocar as crianças gaúchas na escola será uma prioridade.
“Fazer com que as crianças voltem a ter aula é uma das prioridades tão importante quanto a água para beber e a comida pra comer.”

Se dirigindo ao ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, o presidente Lula disse que a pasta precisa trabalhar junto com o Ministério da Fazenda para pensar em crédito que financie a retomada das empresas que estão paradas em razão das enchentes e assim manter o emprego e a renda do estado. Em relação à infraestrutura, o presidente disse que o Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, vai apoiar a recuperação de estradas estaduais destruídas pelas chuvas.

Reunião com municípios
O ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, informou que na noite deste domingo (5) será realizada uma reunião com representantes dos municípios atingidos e de ministérios para discutir com as prefeituras a elaboração dos planos de trabalho para recuperação das cidades.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: