Medida é tomada um dia após Ancara anunciar apoio ao processo sul-africano na Corte Internacional de Justiça, que acusa Israel pelo genocídio em Gaza
O governo da Turquia decidiu romper todos os laços comerciais com Israel a partir desta quinta-feira (02/05) por conta da guerra de Tel Aviv contra os palestinos. Fontes de Ancara já haviam confirmado a informação à emissora Bloomberg, e a medida agora foi oficializada pelo Ministério do Comércio turco,
A suspensão vale para importações e exportações de e para Tel Aviv.
Acusando o presidente turco, Recep Erdogan, de estar quebrando acordos comerciais, o ministro das Relações Exteriores israelense, Israel Katz, chamou o mandatário de “ditador”, por meio de sua rede social.
“É assim que um ditador se comporta, desconsiderando os interesses do povo e dos empresários turcos e ignorando os acordos comerciais internacionais”, escreveu o chanceler israelense, na plataforma X.
.@RTErdogan is breaking agreements by blocking ports for Israeli imports and exports. This is how a dictator behaves, disregarding the interests of the Turkish people and businessmen, and ignoring international trade agreements. I have instructed the Director General of the…
— ישראל כ”ץ Israel Katz (@Israel_katz) May 2, 2024
Katz também relatou ter orientado sua pasta a trabalhar na criação de “alternativas para o comércio com a Turquia, com foco na produção local e importações de outros países”.
“Israel sairá com uma economia forte e audaciosa. Nós ganhamos e eles perdem”, acrescentou.