Presidente lembrou que o país tem 27 capitais e 6 mil municípios, muitos com população entre 200 e 300 mil habitantes; chefe do executivo ainda elogiou aprovação da reforma tributária.
“O Brasil precisa ter voos regionais, como tem no mundo todo”, disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta sexta-feira (26), durante visita à fábrica da Embraer, em São José dos Campos, no interior de São Paulo.
Para o presidente, a malha viária entre cidades brasileiras precisa ser expandida. “O Brasil tem quase 6.000 municípios, o Brasil tem 27 capitais, o Brasil tem cidade de 200 mil habitantes, de 250 mil, de 300 mil. A gente precisa ter voos regionais como tem o mundo inteiro para voar internamente”, disse Lula.
“Os nossos companheiros do Ministério do Turismo, o nosso [Marcelo] Freixo [presidente] da Embratur, a gente precisa intermediar um pouco. Em vez da gente viajar para ver o museu do Louvre, em Paris, em vez da gente viajar para a Disney, que é muito importante, era preciso que nosso povo conhecesse o Brasil”, prosseguiu.
Segundo o presidente, é importante que os jovens tivessem a preocupação de conhecer os biomas brasileiros, justamente quando o mundo discute as mudanças climáticas, diz a CNN.
“O que é a Caatinga? O que são os Pampas? O que é o Pantanal? O que é a Mata Atlântica? O que é a Amazônia?”, questionou Lula. “Quantos voos de turismo foram feitos para a Amazônia? Nenhum. As pessoas passam por cima da Amazônia e vão para a Europa, vão para os Estados Unidos e não vão para a Amazônia”, continuou.
Para Lula, a culpa pelo desconhecimento do Brasil é tanto do governo, quanto dos empresários, por não despertar na cabeça das pessoas a necessidade econômica de conhecer o país.
Na ocasião também aconteceu a entrega de uma das 13 novas aeronaves Embraer 195-E2 para a companhia aérea Azul.