Em discurso ao Parlamento turco, Erdogan acusou Israel de realizar massacre em Gaza e na Cisjordânia com apoio ocidental.
Israel já superou o líder nazista Adolf Hitler após matar mais de 14 mil crianças inocentes com sua ofensiva na Faixa de Gaza, disse na quarta-feira (17) o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.
O líder turco disse que Israel está realizando massacres que são “marcas de vergonha na história da humanidade” com o apoio incondicional do Ocidente, tanto em Gaza quanto na Cisjordânia, em um conflito que já deixou mais de 34 mil vítimas.
Falando durante uma reunião do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP, na sigla em turco) no parlamento turco, Erdogan declarou que o “Hamas não é uma organização terrorista, mas um grupo de resistência”.
O presidente turco ainda comparou a luta do Hamas com a Guerra da Independência da Turquia, há mais de 100 anos. “Enquanto Deus me conceder a vida, continuarei defendendo a luta da Palestina e serei a voz do povo palestino oprimido”, acrescentou Erdogan.
Falando sobre a ocupação israelense, o líder turco afirmou que seu país apresentou “mapas na ONU mostrando como Israel ocupou gradualmente as terras da Palestina nos últimos 70 anos”.
“Apoiamos nossos irmãos e irmãs palestinos de todas as formas, especialmente nos momentos mais difíceis. Mobilizamos todos os nossos recursos para a Palestina, para o povo oprimido de Gaza”, sublinhou ele.
*Sputnik