Após dizer que daria resposta ao Irã, Israel faz ataque aéreo contra Hezbollah no Líbano

Após dizer que daria resposta ao Irã, Israel faz ataque aéreo contra Hezbollah no Líbano

Compartilhe

Hezbollah é aliado do Irã, que, no sábado, atacou Israel com drones e mísseis..

As Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) fizeram ataques nesta segunda-feira (15) depois que mísseis e drones enviados pelo Irã e aliados atingiram seu território no sábado (13).

A autoridade informou na tarde desta sexta (final da noite no horário local) que caças israelenses atacaram um complexo militar do Hezbollah em Meiss El Jabal e outro em Tayr Haifa, no sul do Líbano. A divulgação foi feita na conta do IDF no Telegram.

O Hezbollah é um grupo aliado dos iranianos e participou da ofensiva iraniana contra Israel no sábado.

Mais cedo, o chefe de gabinete das Forças de Defesa Israelenses, Herzi Halevi, já havia dito que Israel responderia o ataque iraniano. O canal israelense Channel 12 também havia afirmado que o governo de Israel estudava uma réplica para “ferir” o Irãsem chegar ao ponto de provocar uma guerra regional. diz o G1.

A orientação foi decidida nesta segunda-feira (15) após a reunião do gabinete de guerra montado pelo governo israelense para estudar uma retaliação ao ataque iraniano.

Contexto: A ofensiva do Irã foi, ela própria, uma retaliação ao ataque israelense contra a embaixada iraniana na Síria. Rivais de longa data, Israel e Irã travam um duelo sangrento cuja intensidade varia conforme o momento geopolítico. Teerã é contra a existência de Israel, que, por sua vez, acusa o país inimigo de, movido pelo antissemitismo, financiar grupos terroristas. Com a guerra em Gaza, a situação só piorou.

De acordo com o Channel 12, o governo de Benjamin Netanyahu tentará uma ação militar coordenada com os Estados Unidos. Washington, no entanto, já disse que não participaria de um eventual ataque ao Irã.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: