Presidente participou de evento de inauguração de fábrica de recombinantes no Complexo Industrial da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás)
O presidente Lula (PT) marcou presença na inauguração da primeira unidade fabril de produção nacional do medicamento Fator VIII recombinante (Hemo-8r), no Complexo Industrial da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobras), situado em Goiana, Pernambuco, nesta quinta-feira (4). Esse medicamento é vital para pacientes em tratamento da hemofilia A, uma condição genética que afeta a coagulação do sangue.
A nova fábrica, correspondente ao Bloco B07 do complexo da Hemobras, prevê iniciar suas operações em 2025, com a distribuição dos produtos direcionados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Com uma capacidade produtiva estimada em 1,2 bilhão de unidades por ano, a planta terá condições de abastecer integralmente a demanda do SUS pelo medicamento. Além disso, a Hemobras está empenhada em concluir a implantação da fábrica de hemoderivados até 2026.
O investimento totalizou R$ 1,2 bilhão, representando o maior aporte em biotecnologia na área da saúde do Nordeste brasileiro até o momento. Esta iniciativa integra a estratégia nacional para o desenvolvimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, com recursos provenientes do Novo PAC.
Com a produção desta nova fábrica de medicamentos Hemo-8r, da Hemobrás em Pernambuco, vamos garantir a produção para atender a 100% da demanda do SUS dos pacientes hemofílicos. Conquistamos soberania na produção do medicamento, deixando de gastar anualmente cerca de 200 milhões… pic.twitter.com/zN1ISf9UDB
— Lula (@LulaOficial) April 4, 2024