“Podemos ter um polo industrial de saúde para competir com qualquer país”, diz Lula em Pernambuco

“Podemos ter um polo industrial de saúde para competir com qualquer país”, diz Lula em Pernambuco

Compartilhe

Presidente participou de evento de inauguração de fábrica de recombinantes no Complexo Industrial da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás)

O presidente Lula (PT) marcou presença na inauguração da primeira unidade fabril de produção nacional do medicamento Fator VIII recombinante (Hemo-8r), no Complexo Industrial da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobras), situado em Goiana, Pernambuco, nesta quinta-feira (4). Esse medicamento é vital para pacientes em tratamento da hemofilia A, uma condição genética que afeta a coagulação do sangue.

A nova fábrica, correspondente ao Bloco B07 do complexo da Hemobras, prevê iniciar suas operações em 2025, com a distribuição dos produtos direcionados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Com uma capacidade produtiva estimada em 1,2 bilhão de unidades por ano, a planta terá condições de abastecer integralmente a demanda do SUS pelo medicamento. Além disso, a Hemobras está empenhada em concluir a implantação da fábrica de hemoderivados até 2026.

O investimento totalizou R$ 1,2 bilhão, representando o maior aporte em biotecnologia na área da saúde do Nordeste brasileiro até o momento. Esta iniciativa integra a estratégia nacional para o desenvolvimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, com recursos provenientes do Novo PAC.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: