Número insuficiente de ajuda por via rodoviária fez os alertas de fome extrema se multiplicarem no território.
O governo de Israel aprovou “medidas imediatas” para permitir a entrada de mais ajuda humanitária em Gaza, anunciou o gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu nesta sexta-feira (05/04).
Tel Aviv afirmou em um comunicado que a passagem de Erez, no norte de Gaza, seria temporariamente reaberta pela primeira vez desde o início da guerra em 7 de outubro, quando o Hamas promoveu uma ofensiva contra Israel, que reagiu com ataques aéreos e incursões terrestres no território palestino.
A passagem de Erez é a principal passagem para o norte de Gaza, e havia sido destruída durante os ataques de 7 de outubro. Israel também disse que permitiria que seu porto em Ashdod, no sul do país, recebesse carregamentos de ajuda humanitária destinados a Gaza. E autorizou a ampliação da entrada de ajuda da Jordânia por meio do ponto de passagem de Kerem Shalom.
Desde o início da guerra, apenas a passagem de Rafah, no sul de Gaza, vinha sendo utilizada para a chegada de ajuda humanitária por via terrestre.
“Esse aumento da ajuda evitará uma crise humanitária e é necessário para garantir a continuação dos combates e para atingir os objetivos da guerra”, disse o gabinete de Netanyahu.
Pressão de Washington
O anúncio de Israel ocorreu um dia depois de Netanyahu ter conversado com o presidente dos EUA, Joe Biden, por telefone. O norte-americano exigiu medidas “específicas e concretas” para lidar com a crise humanitária em Gaza e que garantissem a segurança dos trabalhadores humanitários, segundo a Casa Branca.
O número insuficiente de caminhões de ajuda entrando em Gaza por via rodoviária fez os alertas de fome extrema se multiplicarem no território. Além da via marítima, alguns países também têm distribuído ajuda por via área, lançada a partir de aviões.
Apesar dos esforços de ampliar a entrega de ajuda por mar e ar, agências da ONU e organizações internacionais têm dito que as entregas por terra são a única maneira de fornecer ajuda no volume necessário.
*Opera Mundi