Rússia provavelmente interceptou a discussão entre altos funcionários da Força Aérea Alemã por acaso, através de vigilância generalizada, disse o ministro da Defesa alemão.
O ministro da Defesa da Alemanha, Boris Pistorius, disse, nesta terça-feira (5), que uma videoconferência militar de alto nível sobre a Ucrânia foi interceptada pela Rússia por conta de um erro individual.
Um dos participantes se juntou à conversa por engano através de uma linha não segura, mas os sistemas de comunicações alemães não foram comprometidos.
A Rússia provavelmente interceptou a discussão entre altos funcionários da Força Aérea Alemã por acaso, através de vigilância generalizada, acrescentou Pistorius, diz a CNN.
O ministro apresentou os resultados iniciais de uma investigação sobre o vazamento, que constrangeu a Alemanha e suscitou dúvidas sobre a segurança de sua inteligência.
A mídia russa publicou na semana passada uma gravação de áudio de uma reunião de autoridades alemãs realizada na plataforma Webex discutindo a entrega de armas para a Ucrânia e um potencial ataque de Kiev a uma ponte na Crimeia.
“Nossos sistemas de comunicação não foram comprometidos”, disse Pistorius. “A razão pela qual a chamada da Força Aérea pôde, no entanto, ser gravada foi devido a um erro operacional de um indivíduo.”