Presidente do TSE ironizou crítica de Rodrigo Constantino, que falou em “Nárnia, onde o Alexandre de Moraes é defensor da democracia”
O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ironizou em sessão da Corte, nesta quinta-feira (29/2), um comentário feito em representação analisada pelo plenário que o provocava com a frase: “Este mundo de Nárnia, onde o Alexandre de Moraes é o defensor da democracia”. O ministro interrompeu a leitura e respondeu que no mundo de Nárnia, uma ficção do escritor inglês C. S. Lewis, não há democracia, pois o local é uma monarquia governada pelo leão Aslan.
O comentário crítico a Moraes foi feito durante o julgamento de uma representação feita pela coligação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição contra o economista Rodrigo Constantino e, também, contra a rádio Jovem Pan. A fala lida pelo ministro Raul Aráujo está nos autos e é de autoria de Constantino, em reposta ao comentarista Fábio Piperno em um programa da emissora na época da eleição.
“O Piperno vive no mundo da Lua”, disse Constantino, na fala que está nos autos. “Este mundo de Nárnia, onde o Alexandre de Moraes é o defensor da democracia”, seguiu o economista, na fala lida por Araújo.
Em resposta, Alexandre de Moraes afirmou que “gostaria só de lembrar que em Nárnia não há democracia, porque Aslan, que é o leão, que é o rei. Só para recordar ao agressor”.