Kim Jong Un tem planejado uma revolução industrial na Coreia do Norte. A iniciativa prevê construção de fábricas em regiões rurais pela chamada “Política de Desenvolvimento Regional 20×10”, que significa a instalação de novas indústrias nos 20 condados pelos próximos dez anos.
As informações trazidas por Rocio Paik, no Opera Mundi, têm como base a Agência Central de Notícias da Coreia, a KCNA. O anúncio foi feito pelo líder norte-coreano durante a inauguração de uma fábrica em Songchon, a leste de Pyongyang. No entanto, as medidas para o país ter novas e modernas indústrias regionais já haviam sido reveladas em janeiro, durante a Assembleia Popular Suprema.
Segundo consta, Kim Jong Um se mostrou emotivo e declarou consternação ao povo pela demora dos projetos. De acordo com o jornal norte-coreano Rodong Sinmun, ele chegou a dizer estar envergonhado e arrependido por negligenciar o desenvolvimento econômico fora da capital.
Em sua fala ainda anunciou dezenas de fábricas já para este ano e disse que “O sucesso na concretização da Política 20×10 já foi determinado. Acima de tudo, os membros do Partido [dos Trabalhadores] e o povo estão ativamente apoiando e aprovando as novas políticas do governo”.
A nova política industrial visa dar fôlego à economia nacional como forma de melhorar a vida material e cultural da população, indicou Kim, que já havia iniciado projetos no sentido de modernizar a agricultura do país.
Na parte alimentar como na de insumos para a indústria o país é muito dependente da economia local, pois padece com sanções internacionais encabeçadas pelo Conselho de Segurança da ONU. Dessa forma, a revolução industrial pretendida pelo governo da Coreia do Norte pretende criar nova dinâmica interna para superar as carências impostas.
*Opera Mundi