Ex-ministro do STF foi nomeado oficialmente nesta segunda-feira e toma posse em 1º de fevereiro.
O novo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, se reúne pela primeira vez nesta terça-feira com seu antecessor, Flávio Dino, para discutir a transição da pasta.
Anunciado no dia 11 deste mês, Lewandowski teve sua nomeação publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira. A posse do ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) está marcada para 1º de fevereiro.
Lewandowski já começou a montar a equipe que comandará na pasta. Ele convidou o procurador-geral de Justiça do Ministério Público de São Paulo, Mário Luiz Sarrubbo, para assumir a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) — área que garantiu ser sua prioridade. Sarrubbo é próximo do ministro do STF Alexandre de Moraes.
Lewandowski tem mantido contato direto com Dino para tratar das mudanças no ministério. Os dois devem se reunir nesta terça-feira às 14h no Ministério da Justiça.
Dino foi escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal após aposentadoria da ex-ministra Rosa Weber. Ele tomará posse na Suprema Corte em 22 de fevereiro.