Presidente americano e premiê israelense conversaram nesta sexta-feira (19) sobre os rumos da guerra.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse nesta sexta-feira que conversou com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, sobre possíveis soluções para a criação de um Estado independente para os palestinos, observando que nem todos os países têm suas próprias Forças Armadas.
A ligação de Biden com Netanyahu foi a primeira em quase um mês, disse a Casa Branca, observando que as discussões se concentraram nos ataques contínuos de Israel em Gaza.
O porta-voz da Casa Branca, John Kirby, disse aos repórteres que Biden estava tentando agendar a ligação “há um bom tempo” e negou que tenha sido em resposta ao comentário de Netanyahu na quinta-feira, dizendo que ele se opunha à criação de um Estado palestino que não garantisse a segurança de Israel, diz a CNN.
Perguntado se uma solução de dois Estados era impossível enquanto Netanyahu ainda estivesse no cargo, Biden disse: “Não, não é”.
Falando a repórteres após uma reunião com prefeitos norte-americanos, Biden disse que Netanyahu não se opunha a todas as soluções de dois Estados, e que havia vários tipos possíveis, acrescentando que alguns integrantes da Organização das Nações Unidas não têm forças militares.