Antônio Fellipe Rodrigues Salmento de Sá, o homem que agrediu uma mulher cis no banheiro do bar Guaiamum Gigante, no Recife, após “tê-la confundido com uma trans”, foi preso nesta quinta-feira (28) depois de prestar depoimento à polícia na Delegacia de Casa Amarela, na zona norte da capital pernambucana.
À imprensa o delegado Diogo Bem, responsável pelo caso, afirmou que o mandado de prisão contra o agressor foi baseado na Lei do Racismo graças a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que permite reconhecer ocorrências de homofobia e transfobia como injúria racial.
Foi o próprio suspeito que se apresentou à polícia por volta das 15h30. Ele ficou durante uma hora e meia prestando seu depoimento antes de ser preso. Na próxima sexta-feira (29) ele passará por audiência de custódia. Caso permaneça preso, será encaminhado para o Centro de Observação e Triagem Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife.
“O senhor Antônio Fellipe, desde o começo, queria comparecer. Compareceu espontaneamente à delegacia e foi cumprido o mandato de prisão no dia de hoje. Ele vai ficar à disposição da Justiça e a defesa vai tomar atitudes pertinentes ao caso”, declarou à imprensa o advogado do acusado, Madson Aquino, dando indícios que já era esperada uma possível prisão do seu cliente.