Israel informou os Estados Unidos que começou a “testar cuidadosamente” a inundação de alguns túneis na Faixa de Gaza com água do mar “de forma limitada”, para testar a capacidade de inutilizar a rede de túneis em maior escala, disse uma autoridade dos EUA à CNN nesta terça-feira (12).
Os israelenses ainda não têm certeza se a ação funcionará, segundo a fonte, mas garantiram aos Estados Unidos que estão tendo o cuidado de testá-la apenas em túneis onde acreditam que reféns não estejam sendo mantidos.
O gabinete do primeiro-ministro de Israel disse acreditar que 135 reféns ainda estão detidos pelo Hamas, alguns dos quais podem ser cidadãos dos EUA.
Os militares israelenses afirmaram no início deste mês que destruíram ao menos 500 túneis em Gaza e localizaram mais de 800 ao redor do território palestino.
As FDI ressaltaram na semana passada que muitos dos poços dos túneis “estavam localizados em áreas civis” e dentro de estruturas civis.
Em 2021, o Hamas afirmou ter construído 500 quilômetros de túneis sob Gaza, embora não esteja claro se esse número era preciso ou fabricado.
*CNN