Presidente Lula escalou Celso Amorim para acompanhar reunião entre Nicolás Maduro e o presidente da Guiana, na quinta-feira (14/12).
O presidente Lula vai enviar o ex-chanceler Celso Amorim, atual chefe da assessoria especial do Palácio do Planalto, como seu representante na reunião entre os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e da Guiana, Irfaan Ali.
O encontro acontecerá na quinta-feira (14/12) em São Vicente e Granadinas, país do Caribe que comanda atualmente a Celac (Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos) e que intermediou a conversa entre Maduro e Ali.
O principal tema da reunião será a disputa pelo Essequibo, região de Guiana rica em petróleo a qual Maduro tenta anexar à Venezuela. O ditador venezuelano ameaça invadir a região, após aprovar a anexação em um referendo no país que preside.
Lula foi convidado a participar da reunião, mas não poderá ir porque já tem agendas marcadas. Na quarta-feira (13/12), o petista deve participar de reunião virtual do G-20. Na quinta, irá à Curitiba para assinatura de contratos da usina de Itaipu.