O governador de Buenos Aires, Axel Kicillof, que conquistou sua reeleição esta noite, expressou estar “muito emocionado” por sua vitória nesse distrito e lembrou que em 2019 assumiu o comando de um território que ele chamou de “terra devastada”.
Ao discursar no quartel-general da União pela Pátria (UxP) em Chacharita, Kicillof destacou o “apoio, reconhecimento, força, alegria e convicção” que “o povo adicionou” à campanha.
Kicillof acredita que o voto favorável à UxP, que garantiu ao ministro da Economia, Sergio Massa, o primeiro lugar no primeiro turno da eleição presidencial, “significa ‘ditadura nunca mais’”, e destacou que o oficialismo “não” foi vencido “pela resignação ou pela antipolítica”.
Do quartel-general da UxP em Chacarita, Kicillof agradeceu “muito especialmente” aos prefeitos do peronismo, aos quais considerou “artesãos desta vitória”.
Massa lidera com 36,11% dos votos nas eleições nacionais realizadas neste domingo. Ele é seguido por Javier Milei, de La Libertad Avanza, com 30,35%. Com esses resultados, ambos disputarão o segundo turno das eleições, previsto para 19 de novembro, diz o 247.
Em terceiro lugar está Patricia Bullrich, de Juntos por el Cambio, com 23,69%, conforme 81,89% dos votos oficialmente apurados; seguida por Juan Schiaretti, do Hacemos por Nuestro País, com 7,18%, e Myriam Bregman, do Frente de Izquierda Unidad, com 2,64%.