Vídeo: Pancadaria generalizada interrompe sessão na Câmara de Belford Roxo

Vídeo: Pancadaria generalizada interrompe sessão na Câmara de Belford Roxo

Compartilhe

Cenas de pancadaria marcaram nesta quarta-feira (27) a sessão da Câmara de Vereadores de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. A confusão, com acusações e agressões, começou quando foi lida a lista de presença dos parlamentares, incluindo os nomes de Eduardo Araújo e Fabinho Varandão. Eles são ex-secretários da prefeitura que pediram exoneração do cargo na semana passada para votar contra um projeto de Wagner Carneiro, o Waguinho, na Câmara. No entanto, eles não foram atendidos e, para parte da Câmara, continuam licenciados.

Vários vereadores dizem ter sido agredidos. Os parlamentares foram para a delegacia registrar ocorrência.

— Eu e o vereador Eduardo Araújo viemos tomar posse e fomos agredidos dentro da Câmara. Eu vi um funcionário dar um soco no vereador Markinho dentro da Mesa. Tem relato que puxaram a arma dentro do plenário e deram um tiro para o alto — disse Fabinho Varandão.

A disputa pela prefeitura de Belford Roxo em 2024 já começou. De um lado, vereadores que apoiam o prefeito Wagner Carneiro, o Waguinho, (Republicanos) e do outro, o deputado estadual e provável candidato à prefeitura Marcio Canella (União). No centro da disputa a tentativa de Waguinho em prorrogar o mandato do presidente da Câmara Armandinho Penelis (MDB) por mais um ano.

O projeto que muda as regras de eleição na Câmara de Vereadores foi enviado pelo executivo municipal na semana passada. A mensagem assinada por Waguinho pede que seja votada em “máxima urgência” e que é de interesse público. Nos bastidores, a proposta é classificada como política, já que até então havia um acordo entre os dois grupos para a alternância de poder na Casa a cada ano. Nas vésperas da eleição, o prefeito quer lançar seu sobrinho Matheus Carneiro como seu sucessor e também já teria acordado com o PT que a vaga de vice seria de um indicado pelo partido. No entanto, havia um acordo informal do político para apoiar Marcio Canella, que foi o candidato a vice na chapa de Waguinho nas eleições de 2020. As informações são de Diego Sangermano, Extra.

A tentativa de mudar a sucessão na Câmara foi a gota d’água para a o racha no governo municipal. Licenciados por serem secretários da prefeitura, Eduardo Araújo e Fabinho Varandão queriam retomar seus mandatos de vereador e se juntar à oposição que, com eles, teriam 13 dos 25 parlamentares e a maioria absoluta da Casa. No entanto, eles disseram que não conseguem ser exonerados e retornar à Câmara.— Desligaram a luz e a internet da prefeitura para o processo administrativo não ser feito. Protocolamos a saída na sexta-feira. O mandato é do vereador — diz Varandão, que entrou na Justiça para assegurar a recondução como vereadores.

Em nota, a prefeitura de Belford Roxo admitiu que a falta de energia afetou os sistemas e impediu trâmites administrativos, mas que o problema “foi sanado imediatamente”.

“A Prefeitura de Belford Roxo informa que a falta de energia afetou o sistema das Secretarias do prédio, causando queda na rede interna que é alimentada pela internet, impossibilitando assim qualquer movimentação documental e administrativa. O problema foi sanado imediatamente”.

https://twitter.com/i/status/1707053548393877846

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: