Brasileiros compram mais com menos dinheiro nos supermercados, diz pesquisa

Brasileiros compram mais com menos dinheiro nos supermercados, diz pesquisa

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No mês de agosto, os consumidores brasileiros gastaram menos dinheiro e realizaram mais compras em supermercados, revela o Índice de Consumo em Supermercados, uma pesquisa conduzida pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) em colaboração com a Alelo.

Os dados apontam uma queda de 2,4% no valor total despendido em alimentos em comparação com o mês anterior. Economistas da Fipe explicam que essa dinâmica pode ser atribuída ao comportamento da inflação dos alimentos, diz o DCM.

Em agosto, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) registrou uma deflação de 0,85% no grupo de alimentação e bebidas, com o subgrupo “alimentação em domicílio” apresentando uma queda ainda mais significativa de 1,26%.

Destacando o cenário regional, os estados que lideraram o aumento do consumo de alimentos nos supermercados em agosto foram o Pará, com um aumento de 22%; seguido de Minas Gerais, com 15,2%; e o Acre, com 14%.

No acumulado dos últimos 12 meses até agosto, o volume e o valor das transações nos supermercados registraram um aumento de 5,9% e 3,1%, respectivamente, refletindo a dinâmica das compras de alimentos ao longo desse período.

Em comparação com agosto de 2022, os gastos dos consumidores em supermercados apresentaram uma significativa queda de 10,7%, evidenciando as mudanças nas preferências e nos padrões de consumo em meio às oscilações econômicas e inflacionárias.

Esses dados revelam variações no comportamento dos consumidores em relação aos gastos com alimentos e podem ajudar a compreender melhor as tendências do mercado em um cenário econômico volátil.

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