O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta terça-feira (15) que vai pedir à Polícia Federal (PF) e à Agência Brasileira de Inteligência (Abin) a investigação das causas do apagão ocorrido em 25 estados e no Distrito Federal. De acordo com o titular da pasta, vai ser necessária a colaboração de outras instituições, além do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), para descobrir o motivo do incidente.
“Vamos encaminhar à Polícia Federal à Abin a instauração de procedimentos para apurar eventuais dolos nesses ocorridos de hoje”, disse em coletiva de imprensa em Brasília (DF). O ministro reforçou que o sistema de energia foi restabelecido às 14h49. “É um sistema altamente sensível, requer planejamento e completo monitoramento. Tenho absoluta convicção que a ONS, até por sua característica técnica, não vai ter condição de dizer textualmente se esses eventos foram eminentemente técnicos, ou se houve também falha humana ou até dolo”, afirmou.
O ministro demonstrou posição contrária à privatização da empresa. Parlamentares repercutiram a falta de energia e defenderam a reestatização da Eletrobrás. Deputados e senadores também criticaram Jair Bolsonaro (PL) — o governo dele privatizou a empresa.
*Com informações do 247.