Dirigente correísta do Equador é morto a tiros, cinco dias após assassinato de Villavicencio

Dirigente correísta do Equador é morto a tiros, cinco dias após assassinato de Villavicencio

Compartilhe

O dirigente partidário do Equador Pedro Briones, líder da Revolução Cidadã RC5 em Esmeraldas, foi assassinado na tarde desta segunda-feira (14), de acordo com informações confirmadas por membros de seu grupo político nas redes sociais. O trágico evento ocorreu no parque paroquial de San Mateo. Detalhes apontam que dois indivíduos em uma motocicleta se aproximaram da residência da vítima e efetuaram disparos. O crime ocorre menos de uma semana após o assassinato do candidato presidencial Fernando Villavicencio, baleado na saída de um comício em Quito.

Segundo o jornal El Universo, este ato violento resultou na morte de um candidato à assembleia de Esmeraldas, vinculado à coalizão que oferece apoio a Otto Sonnenholzner. Familiares e vizinhos transportaram Briones ao Hospital Geral Delfina Torres de Concha, onde um médico de plantão constatou que ele foi atingido por dois projéteis no lado esquerdo do pescoço e que já não apresentava sinais vitais, conforme informações policiais.

Através de sua conta em redes sociais, a candidata presidencial do RC5, Luisa González, expressou sua solidariedade para com a família da vítima e levantou questionamentos sobre o Estado, mencionando que este se encontra “infiltrado por máfias”.

Em um episódio similar ocorrido na noite de 16 de julho, também em Esmeraldas, um tiroteio tirou a vida de Rider Sánchez Valencia, candidato à Assembleia Nacional pela aliança Actuemos, a qual apoia a candidatura de Otto Sonnenholzner.

Localizada na fronteira com a Colômbia, a cidade de Esmeraldas tornou-se um território disputado por dissidentes das Farc envolvidos com o narcotráfico, além de facções locais financiadas e respaldadas por cartéis mexicanos. Esse município está situado entre Colômbia e Peru, as duas maiores nações produtoras de coca na região.

 

 

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: