O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) afirmou nesta quinta-feira (20) que senadores precisam fazer uma articulação para a demissão do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, que vem sendo acusado de sabotar a economia brasileira com a maior taxa de juros real do mundo. “Que pilantra! O senado tem tudo agora para destituir este quinta coluna”, escreveu o parlamentar no Twitter.
O petista fez a postagem após a informação de que o dirigente do BC estuda terceirizar a gestão de ativos brasileiros. O banco é responsável pela gestão das reservas internacionais brasileiras, na casa de US$ 380 bilhões.
O presidente do BC falou sobre o tema em entrevista à firma BlackRock (EUA), gestora de fundos trilionários. “A gente está aberto a essa terceirização, gestão externa vamos dizer…”, afirmou Campos Neto.
Que pilantra!
O senado tem tudo agora para destituir este quinta coluna.Nova sabotagem: Campos Neto dá entrevista à BlackRock e diz que estuda terceirizar a gestão de ativos do Brasil – Brasil 247 https://t.co/E6WnafgWBH
— Rogério Correia (@RogerioCorreia_) July 20, 2023
O presidente do BC já vem sendo pressionado por analistas, políticos e uma parte da sociedade civil a baixar a Selic, taxa básica de juros, atualmente em 13,75%. Com a porcentagem alta, o crédito fica mais caro, e prejudica o consumo. O dirigente Campos Neto argumenta que é preciso manter o percentual para segurar a inflação. Quando os juros sobem, as pessoas têm menos dinheiro para gastar, e a inflação diminui ou para de subir.
*247