A senadora Ana Paula Lobato (PSB-MA) protocolou no Conselho Monetário Nacional (CMN) o segundo pedido de exoneração do presidente do Banco Central, o bolsonarista Roberto Campos Neto.
O primeiro pedido havia sido feito pelo deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), presidente da Frente Parlamentar Contra os Juros Abusivos, após o anúncio da manutenção da taxa Selic em 13,75% pelo Banco Central.
No ofício, Ana Paulo alega que “o que se verifica da análise do mandato até aqui exercido pelo Presidente do BC é que seu desempenho não está sendo suficiente para que a instituição” assegure a estabilidade de preços, suavize as flutuações da atividade econômica e fomente o pleno emprego.
O documento justifica a exoneração em razão do “comprovado e recorrente desempenho insuficiente para o alcance dos objetivos da instituição”, que está previsto em lei.
“Oficializamos pedido de exoneração do presidente do BC, devido sua persistência em manter INJUSTIFICADAMENTE as taxas de juros, comprometendo a economia do país. É fundamental ajustar nossa política monetária. Conto com o apoio dos colegas senadores. Campos Neto sabota o Brasil”, tuitou a senadora.
Oficializamos pedido de exoneração do presidente do BC, devido sua persistência em manter INJUSTIFICADAMENTE as taxas de juros, comprometendo a economia do país. É fundamental ajustar nossa política monetária. Conto com o apoio dos colegas senadores. Campos Neto sabota o Brasil. pic.twitter.com/7HOP5iBEFG
— Ana Paula Lobato (@anapaulalobato_) June 24, 2023
*Com Forum