O jornalista Marcelo Auler teve acesso a um trecho de mensagens entre membros da Força Tarefa da Lava Jato quando, em janeiro de 2017, o TRF-4 concedeu apoio de reforço à 13ª vara de Curitiba.
No entanto, com o ex-titular da 13ª vara de Curitiba, Eduardo Appio, as configurações mudaram e o TRF4 tirou 6 servidores e 5 Funções Comissionadas de servidores.
Appio, que vinha investigando os abusos cometidos por Sergio Moro e Deltan Dallagnol ao longo da operação, foi afastado por um áudio supostamente com a sua voz. A defesa de Eduardo Appio apresentou nesta segunda-feira (5) o resultado de perícia que questiona laudo usado para justificar o afastamento do juiz e entrou com uma liminar para o retorno de Appio ao seu posto.
Veja abaixo as mensagens de Deltan mostram que Moro acertou com desembargadores do TRF-4 apoio a Lava Jato:
10:32:07 Deltan Deltan. Fui no TRF falar sobre LJ. Eles apoiam o que precisarmos, inclusive reforço de servidores e juízes. Só depende do moro.
10:32:07 Deltan FYI
15:37:23 ?
16:20:27 Deltan Januario foi falar com desembargadores no TRF. Na conversa parece que eles manifestaram amplo apoio inclusive com eventual necessidade da Vara de recursos humanos. Como falaram em juízes (a entender melhor), uma opção a avaliar seria exclusividade da Gabriela em auxílio também. Há muitos casos menos relevantes de corrupção e poderia ser um modo de dar vazão (até nos podemos conseguir outros colegas pra tocar). Isso está na lista de tópicos a conversar quando Vc retornar para a rotina da Vara, depois desse trágico acidente.
20:51:32 Deltan Minha conversa foi com o vice presidente, já que o presidente não estava. Ele externou a posição do trf, de total apoio a LJ, tanto em termos de servidores, quanto de juízes. Falei que se ficássemos apenas com uma parte. Um só juiz não daria conta. Eles apenas dependem do que o moro quer.
*247