O Google enviou um documento ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes e admitiu que gastou R$ 2,1 milhões em anúncios contra o Projeto de Lei das Fake News. A campanha, de acordo com a empresa, durou uma semana e aconteceu entre o final de abril e o início de maio.
Na época, o Google veiculou anúncios contra a proposta em plataformas digitais, painéis de rua (mídia OOH), jornais impressos, rádios e sites de notícias. De acordo com a empresa, as propagandas foram veiculadas de 27 de abril a 2 de maio.
Segundo o UOL, o Google informou os valores no último dia 4, no chamado inquérito das fake news, que é conduzido por Moraes. Uma semana depois, a pedido da Procuradoria-Geral da República, o ministro abriu uma investigação para apurar a campanha das plataformas sobre o projeto de lei.
O maior investimento do Google foi na Meta, que controla o Facebook. Ela recebeu R$ 639,2 mil. Um dos anúncios veiculados na rede social diz que o PL das Fake News iria “aumentar a confusão entre o que é verdade e mentira no Brasil”.
Ao Supremo Tribunal Federal, o Google afirmou que os anúncios foram retirados no dia 2 de maio, antes da notificação da Corte. A empresa afirmou, porém, que não vê ilegalidade na veiculação das propagandas:
“Não há fundamento legal ou constitucional para proibir a compra e uso de anúncios para a divulgação de conteúdos lícitos relacionados a tema de interesse geral, sejam de elogio ou crítica.”
Confira a lista de veículos que receberam do Google, de acordo com a empresa:
- Meta/Facebook (online): R$ 639.286,75
- Folha de S.Paulo (jornal impresso): R$ 634.023,94
- Correio Braziliense (jornal impresso): R$ 416.632,32
- Spotify (online): R$ 198.234,02
- CBN (rádio): R$ 56.544,38
- DV360 (plataforma de marketing do Google): R$ 54.844,40
- Revista Veja (online): R$ 54.600,00
- Poder 360 (online): R$ 34.167,43
- Antena 1 (rádio): R$ 23.321,60
- JB FM (rádio): R$ 19.264,00
- Bandnews (rádio): R$ 13.589,12
- Google Search (online): R$ 4.009,85
- Nova Brasil (rádio): R$ 3.356,16
- WEEOH (mídia out-of-home): R$ 3.080,00
- JCDECAUX e NEEOH (mídia out-of-home): aparecem na lista do Google enviada ao STF, mas com “valor investido” de R$ 0
O Google fez a ofensiva contra o PL das Fake News na véspera da votação da proposta na Câmara, que estava marcada para o dia 2. Arthur Lira (PP-AL), presidente da Casa, adiou a votação por tempo indeterminado.
A proposta obriga as plataformas a adotarem uma algumas medidas para controlar a veiculação de informações falsas e discursos de ódio. A oposição critica alguns pontos do PL, como a previsão da criação de uma agência reguladora sobre o tema.
*Por DCM