Gilmar Mendes sobre indicação de Zanin: Sempre demonstrou elevado preparo jurídico

Gilmar Mendes sobre indicação de Zanin: Sempre demonstrou elevado preparo jurídico

Compartilhe

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), recebeu com satisfação a notícia da indicação do advogado Cristiano Zanin para o Supremo, oficializada nesta quinta-feira (1) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Para Gilmar, Zanin preenche todos os requisitos para integrar a Suprema Corte. ” É alvissareira a notícia de que o nome do brilhante advogado @Cristianozaninm foi encaminhado à apreciação do Senado Federal. O Dr. Zanin sempre demonstrou elevado tirocínio jurídico em sua trajetória profissional”, afirmou o ministro do STF nas redes sociais.

O nome de Zanin será submetido à apreciação do Senado. A tendência, segundo senadores consultados pela revista eletrônica Consultor Jurídico, é que haja uma aprovação sem grandes sobressaltos.

Lula confirmou a indicação, que ainda não foi publicada no Diário Oficial da União, durante evento no Itamaraty. “Vocês já esperavam que eu fosse indicar o Zanin. Todo mundo esperava. Não só pelo papel que ele teve na minha defesa, mas porque ele se transformará em um grande ministro da Suprema Corte. Eu conheço as qualidades como advogado, como chefe de família e conheço a formação do Zanin. Ele será um excepcional ministro da Suprema Corte, se aprovado pelo Senado, e eu acredito que será. Acho que o Brasil vai se orgulhar de ter o Zanin como ministro da Suprema Corte”, afirmou Lula a jornalistas durante encontro com o presidente da Finlândia, Sauli Niinistö.

Zanin ganhou notoriedade a partir de 2013, quando assumiu a defesa de Lula, até então conduzida por Roberto Teixeira, seu sogro. Com estilo combativo e disposição aparentemente infinita, logo passou a antagonizar com o ex-juiz Sergio Moro, responsável por julgar os processos da finada “lava jato”, que ganhou fôlego a partir de 2014.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: