Flavio Dino virou a grande estrela do governo Lula

Flavio Dino virou a grande estrela do governo Lula

Compartilhe

Florestan Fernandes Jr.*

Por mais paradoxal que pareça, o ódio destilado pela extrema direita contra o ministro Flavio Dino pode esconder uma paixão enrustida. Os dois sentimentos se movem num mesmo campo do emocional e se contrapõem à indiferença.

No último dia 9 de maio, o ministro foi ouvido pela quarta vez numa comissão do Congresso Nacional. Na audiência, Dino enfrentou a fúria raivosa da linha de frente do bolsonarismo no Senado, Sergio Moro, Flavio Bolsonaro e Marcos do Val. Inteligente e irônico, o ministro foi para o embate e lacrou mais uma vez, diante das muitas provocações. Em resposta a Marcos do Val, Dino disparou, sorrindo: “Não precisa o senhor ir para porta do Ministério da Justiça fazer vídeo de internet, porque se o senhor é da Swat, eu sou dos Vingadores. O senhor conhece o Capitão América? O Homem-Aranha?”.

Inconformado, Sergio Moro saiu em defesa do colega, criticando as ironias do ministro. Recebeu de volta a seguinte resposta: “Eu fui juiz e nunca fiz conluio com o Ministério Público. Eu nunca tive sentença anulada. Por ter sido um juiz honesto, um governador honesto é que eu não admito que ninguém venha dizer que eu tenha que ser preso”. O último a ir para à lona foi Flávio Bolsonaro, que recebeu um verdadeiro cruzado de esquerda de Dino: “O senador Flávio Bolsonaro falou sobre narcomilícia e é um tema que ele conhece muito de perto. Esse casamento entre milícia e narcotráfico. É claro que em relação aos CACs também aconteceu isso. Criminosos viraram CACs e CACs se associaram ao crime organizado”.

Por essas e outras, Flavio Dino virou a grande estrela do governo Lula. O presidente não se cansa de elogiar o ministro da Justiça, que além da qualidade do trabalho desenvolvido em seu ministério, consegue, com suas falas um engajamento nas redes sociais de fazer inveja aos principais nomes da extrema-direita.

Mas fica a pergunta: por que os bolsonaristas se empenham tanto em polemizar com Flavio Dino, em mantê-lo sob os holofotes, a ponto de torná-lo um nome forte da esquerda para a sucessão de Lula? Talvez porque Flavio Dino seja genuinamente de esquerda, que desde jovem foi militante de movimentos estudantis, tenha sido por anos filiado ao PC do B e que já disse várias vezes ser um comunista, graças a Deus.

Minha hipótese é a de que a extrema-direita pretende manter viva a polarização com a esquerda preservando a estratégia do medo. Provocar, através das fake News, narrativas fantasiosas, como o marxismo cultural, fechamento de igrejas, sexualização infantil e tantos outros absurdos imaginados e disseminados por mentes perversas e seus estratagemas.

*247

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: