Julgamento do caso ocorre em plenário virtual; com isso, 550 réus vão responder judicialmente pela invasão aos Três Poderes em janeiro.
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para tornar mais 250 pessoas réus pela participação nos atos golpistas ocorridos em Brasília no dia 08 de janeiro.
O voto do ministro Gilmar Mendes definiu o placar de 06 a 01 pela aceitação de denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
Com isso, chega a 550 o número de pessoas que vão responder judicialmente pela invasão dos prédios dos Três Poderes na primeira semana de 2023.
Este é o julgamento da terceira leva de denunciados convocado pela presidente da Corte, ministra Rosa Weber, e deve ocorrer até as 23h59 desta segunda-feira, dia 08 de maio.
O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, apresentou voto favorável à denúncia, no que foi acompanhado pelos ministros Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Luiz Edson Fachin, Rosa Weber e agora Gilmar Mendes. Apenas André Mendonça foi contrário à denúncia até o momento.
O processo terá continuidade com a coleta de provas, onde os depoimentos de acusação e defesa serão acrescentados. O julgamento que irá definir a condenação ou absolvição dos acusados não tem prazo para ocorrer.
*Com GGN