Vídeos de pelo menos 22 câmeras de segurança do Palácio do Planalto revelam que integrantes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) ficaram circulando junto com os terorristas bolsonaristas durante a invasão da sede dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro. As imagens foram obtidas pela CNN Brasil.
Os vídeos mostram que às 14h55 viaturas de polícia, que foram enviadas para a operação que tinha como objetivo conter os terroristas, deixaram uma das vias de acesso a Praça dos Três Poderes. Minutos depois, PM´s que estavam de escudo, que estavam na via de acesso ao Palácio do Planalto, recuaram diante do avanço dos terroristas.
Já as 15h01 um primeiro grupo invadiu sem resistência o estacionamento do Palácio do Planalto, eles pularam e destruíram a cerca de isolamento. Após a invasão, seguranças formaram um cordão de isolamento, só que no estacionamento do Planalto, a vários metros de distância dos terroristas, que continuaram inavadindo o espaço. Apenas dois integrantes do GSI aparecem nas imagens.
Uma outra câmera registrou o momento em que militares deixaram uma das salas do GSI no térreo e se dirigiram ao subsolo, por volta das 15h19. Esses militares só voltaram para seus postos às 16h31, mais de uma hora após o início da invasão.
As 16h29, o então chefe do GSI, general da reserva Gonçalves Dias, orienta os invasores a deixarem a entrada do gabinete presidencial.
A CNN obteve com exclusividade imagens de câmeras de segurança que mostraram a ação do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) durante o ataque aos Três Poderes no dia 8 de janeiro, em Brasília #CNNNovoDia pic.twitter.com/pqLNQATmXK
— CNN Brasil (@CNNBrasil) April 19, 2023