Nesta segunda-feira (17), a Petrobras anunciou a redução de 8,1% do preço do gás natural vendido às distribuidoras. O novo preço começa a valer em 1º de maio e não afeta o preço do gás de cozinha.
De acordo com o comunicado da estatal, a queda no preço reflete a queda do preço do barril de petróleo no mercado internacional. No último trimestre, a redução no preço do óleo cru foi de 8,7%.
“Os contratos com as distribuidoras preveem atualizações trimestrais da parcela do preço relacionada à molécula do gás e vinculam esta variação às oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio”, diz o comunicado da Petrobras.
A queda acumulada em 2023 ficará em 19% com a nova redução. Porém, a Petrobras alerta sobre o preço final do gás – não está sob controle da estatal e depende das empresas do setor e das reguladoras estaduais.
“A Petrobras ressalta que o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo preço de venda, mas também pelo portfólio de suprimento das distribuidoras, assim como por suas margens de lucro, dos postos de revenda e pelos tributos estaduais”, explica a estatal.