Medida do governo Lula foi mais comentada nas redes sociais e ofuscou o retorno de Bolsonaro dos EUA.
O governo Lula conquistou uma vitória na disputa de imagem e comunicação nesta quinta-feira (30). No dia em que Jair Bolsonaro retornou ao Brasil, a expectativa da comunicação do PL é que o ex-mandatário dominaria as manchetes e seria o assunto mais falado nas redes sociais. Mas uma medida do governo Lula teve mais importância e conseguiu captar para si os holofotes.
Desde as 10 horas da manhã desta quinta, o principal tema tratado nas redes foi a nova âncora fiscal divulgada pelo governo Lula e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
A medição foi registrada e tornada estatística pelo instituto Quaest de pesquisa. De acordo com o diretor da companhia, o cientista político Felipe Nunes, os números mostram uma “vitória da comunicação do governo”.
Enquanto Jair Bolsonaro teve a sua aterrisagem de retorno ao Brasil comentada pela maior parte dos internautas entre 6h e 10h da manhã, pouco antes das 11h o arcabouço fiscal do governo Lula superou as menções de Bolsonaro e se manteve assim até o final do dia.
“No somatório do dia, o regime fiscal teve 10 mil mais menções que a volta de Bolsonaro”, informou o diretor da Quaest. Segundo Nunes, os números são “uma evidência” de que a estratégia comunicacional de divulgar as novas regras fiscais nesta quinta-feira, no mesmo dia da chegada de Bolsonaro, “foi acertada”.
Planejada como um grande evento político triunfal, a aterrissagem de Bolsonaro não teve o efeito esperado: ao contrário de milhares de apoiadores, só estiveram no aeroporto de Brasília dezenas de bolsonaristas, e a mobilização em frente à sede do PL tampouco foi massiva.
*Com GGN