Em entrevista à emissora NBC, dos EUA, Bolsonaro não respondeu se pretende ficar no Brasil e enfrentar processos na Justiça.
O ex-presidente Jair Bolsonaro disse à emissora norte-americana NBC que pretende retornar ao Brasil até o final de março. “Eu pretendo voltar neste mês ainda”, disse.
Questionado pelo veículo, Bolsonaro não respondeu se permanecerá em solo brasileiro para encarar eventuais julgamentos pelos crimes praticados durante seu mandato. “Não respondo por processos, não fui citado em absolutamente nada. As manifestações da direita ao longo de 4 anos foram todas pacíficas. Não temos nada a temer.”
À NBC, Bolsonaro disse ainda que não enfrenta nenhum processo judicial, eximiu-se de qualquer responsabilidade sobre os atos terroristas praticados pelos seus seguidores em 8 de Janeiro de 2023 e ainda acusou a “esquerda” de violentado os prédios do Três Poderes em Brasília.
“Queremos apurar o ocorrido, onde o atual presidente não quer apurar”, acrescentou Bolsonaro em alusão à tentativa da oposição em instaurar uma CPI no Congresso. “Tenho cada vez mais certeza que foram pessoas da esquerda que programaram aquilo tudo.”
Quando questionado se reconhece a derrota eleitoral para Lula, Bolsonaro deu risada na cara do repórter e afirmou que teve mais apoio nas ruas em 2022 do que na eleição de 2018. Ele disse ainda que seus apoiadores saíram às ruas em protesto por mais “transparência” no processo eleitoral.
Bolsonaro reciclou o mesmo discurso que proferiu durante o evento do CPAC, organizado pela extrema-direita estadunidense no último final de semana, quando o ex-presidente recusou-se a admitir que foi derrotado por Lula nas urnas.
*Com GGN