O golpismo no Brasil “sofreu uma derrota, mas não foi extinto” -este é o pensamento do ministro da Justiça.
O ministro da Justiça faz uma previsão preocupante: se o governo Lula não recupera a economia e a condição de vida dos mais pobres, a ideia de um golpe de Estado poderá voltar à cena política, informa a Forum,
Em entrevista ao Estadão, Flávio Dino afirmou nesta sexta (24) que o golpismo no Brasil “sofreu uma derrota, mas não foi extinto”. Para ele, se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tiver problemas na economia, os atos antidemocráticos podem voltar à cena.
Para o ex-governador do Maranhão, que se licenciou do mandato de senador para ocupar o Ministério da Justiça, há uma pergunta-chave sobre o futuro político-institucional do país: “A pergunta é: o governo Lula vai melhorar a vida do povo brasileiro?”. Ele responde: “Se a resposta for sim, o golpismo tende a ser uma força declinante. Se o governo enfrentar dificuldades no resultado, aí abre espaço para a emergência do golpismo”.
O ministro pontuou que o processo brasileiro tem grande similaridade com o estadunidense: “Assim como eles estão tentando retomar o espírito do Capitólio com (Donald) Trump, vão tentar retomar o espírito de 8 de janeiro com Bolsonaro”.